Nossa Equipe

O Fórmula UTFPR é uma equipe voltada para o desenvolvimento de um protótipo de automobilismo do tipo Fórmula, construído de acordo com o regulamento definido pela SAE BRASIL, uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE). O projeto consiste na simulação de um caso real de engenharia, por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A participação do projeto proporciona aos alunos o aperfeiçoamento na busca de soluções em um ambiente altamente competitivo, além do exercício de habilidades que não são frequentemente desenvolvidas no ambiente acadêmico, como liderança, planejamento e o estímulo ao trabalho em equipe. A iniciativa visa, portanto, capacitar e formar futuros profissionais do setor da engenharia da mobilidade, com o desenvolvimento e propagação de novas tecnologias. Após expansão da equipe, para cobrir todas as necessidades, já conta oficialmente com 44 integrantes, abrangendo os cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, Computação, Comunicação e Design. Divididos em seis áreas (Administração, Marketing, Powertrain, Freio, Estruturas e Design, Elétrica e Eletrônica e Suspensão e Direção) esses estudantes trabalham sob a liderança de um capitão e a coordenação dos gerentes de cada área para atingir os objetivos traçados. Que neste caso é participar do Fórmula SAE..

Administração

Neste subsistema, ocorre o gerenciamento dos recursos adquiridos, envolvendo a prioridade na destinação de verbas e peças, controle de notas fiscais e almoxarifado.

Andre Victor Cordeiro Bernardi

Engenharia Mecânica


Gustavo Frederico Schiel

Engenharia Mecânica


Laura Bonatti Brunkhorst

Engenharia Mecânica


Luciano Marcos de Oliveira Gonçalves

Engenharia Mecânica



Rafael Dias Denerval

Engenharia Mecânica


Murilo Henrique Sambulski Gonçalves

Engenharia Mecânica


Marketing

Em sincronia com o sistema de administração, é responsável por impulsionar o projeto nas mídias, bem como manter contato e o bom relacionamento entre patrocinadores e a equipe, divulgando-os e expondo seus serviços

Amanda Araújo

Comunicação Organizacional


Renan Friggi Silva

Design


Renato Augusto Machado

Design


Murilo Corrêa Pasquim

Design


Powertrain

Tem como finalidade adaptar o motor ao carro, de forma que se obtenha uma boa eficiência energética bem como a transferência do torque do motor até as rodas, considerando e analisando a admissão e emissão dos gases envolvidos na combustão, perdas inerciais e por atrito envolvidas na transmissão.

Gabriel Batista Alves

Engenharia Mecânica


Lucas de Almeida Mathias

Engenharia Mecânica


Pedro Aurélio Targa Miranda

Engenharia Mecânica


Marcus Vinicius de Alcantara Castanho

Engenharia Mecânica



Thiago Henrique Fischer

Engenharia Mecânica


Gabriel Moreli da Costa

Engenharia Mecânica


Guilherme Bueno Luz

Engenharia Mecânica


Henrique Inácio Gonçalves Mosson

Engenharia Mecânica


Freio

Estuda o processo de desaceleração do protótipo considerando a transferência de carga envolvida na frenagem, fator determinante para a modelagem dos componentes e seu dimensionamento. Por meio de cálculos e análises gráficas o subsistema deve prever qual configuração irá garantir a maior eficiência e segurança ao processo.

Eric Kenzo Sano Tokuda

Engenharia Mecânica


Matheus Dossi Percebon

Engenharia Mecânica


Murilo Henrique Almeida Santos

Engenharia Mecânica


Otávio Augusto Francesco Néia

Engenharia Mecânica


Estruturas e Design

Projeta e realiza simulações numéricas para determinar as dimensões do chassi, comportamento dinâmico da carenagem e ergonomia do automóvel, sem deixar de lado questões referentes à segurança, conforto, visual e eficácia.

Ricardo Janssen Harger da Silva

Engenharia Mecânica


Vinícius Castro Osachuki

Engenharia Mecânica


André Vinícius Ceccon

Engenharia Mecânica


Guilherme Leonardo Grendel

Engenharia Mecânica


Henrique Otokovieski Dolinski

Engenharia Mecânica


Lucas André de Carvalho

Engenharia Mecânica


Elétrica e Eletrônica

Responsável pelo desenvolvimento da injeção eletrônica, cabeamento elétrico, telemetria, eletrônica embarcada,recarga e proteção da bateria, além do sensoriamento dos sistemas eletroeletrônicos do carro, com a finalidade de desenvolver mostradores e indicadores por meio de circuitos eletrônicos para ampliar o rendimento do carro.

Matheus Skorupski de Santana

Engenharia Eletrônica


Carlos Eduardo Costa Correia

Engenharia Elétrica


Carlos Roberto Modinez Júnior

Engenharia Elétrica


Mateus Roberto Pechnicki

Engenharia Elétrica



Josielly Gomes Ribeiro

Engenharia de Controle e Automação


Rafael Cardoso Pietsch

Engenharia Elétrica


Lucas Renato Alberti Franco

Engenharia Mecatrônica


Rafael Ramalho Figueiredo

Engenharia Eletrônica


Artur Moraes e Silva

Engenharia Elétrica


Renan Cintra Villaça

Engenharia Eletrônica


Suspensão e Direção

Dimensionar e otimizar as características dinâmicas do carro, aliando performance à dirigibilidade de forma adequada aos pilotos, possibilitando, assim, melhores resultados na competição.

Felipe Cesar Jacomel

Engenharia Mecânica


Kelvin Salomons Klingenfuss

Engenharia Mecânica


Marcelo Ricardo Griebeler

Engenharia Mecânica


Matheus Linhares Jankovski

Engenharia Mecânica



Matheus Nogueira Bonote

Engenharia Mecânica


Matheus Rohrich Martins

Engenharia Mecânica


Paulo Henrique Prizybicien de Medeiros

Engenharia Mecânica


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